segunda-feira, 19 de setembro de 2011

TREINAMENTO FUNCIONAL



Há muito tempo atrás, na época dos primórdios, os homens já praticavam atividades física, e se formos comparar elas com as de hoje, poderíamos dizer que chegam a ser próximas ao exercício funcional dirigido. Isso porque eles não tinham esses equipamentos modernos que "decoram" as academias, e se viravam apenas com seus corpos. Mas isso era na verdade uma forma de sobrevivênvia, pois tinham que plantar, cavar,cortar e até mesmo caçar pra poder comer. E essa maneira de viver os faziam se movimentar mais, os tornando mais fortes, ágeis e preparados para a vida "selvagem".


Os exercícios funcionais visam não apenas trabalhar o músculo de forma isolada, mas a harmonia do movimento em relação às cadeias musculares envolvidas. Por isso, a análise de alguns fatores ligados a esse tipo de atividade física, é importantíssima para a correta adequação do planejamento, ao objetivo alheio.


Há uma grande diferença entre atividade física e exercício físico, principalmente em relação a intensão do movimento. O exercício físico é um subgrupo das atividades físicas, porque ele é estruturado, planejado e repetitivo, e tem como propósito a manutenção ou a otimização do condicionamento físico. A prática de atividades físicas "recreativas" contribui como integrante do desenvolvimento humano que atua diretamente nos aspectos cognitivos, afetivos e emocionais do praticante e entra como uma forma mais agradável de se movimentar, mas tem um índice de lesões maior devido a falta de estrutura e planejamento.
Um dos principais objetivos do treinamento funcional é a manutenção e fortalecimento do CORE, que se trata da musculatura profunda que temos e serve como estabilizadora da coluna vertebral, sendo nosso alicerce de uma boa postura. Como toda atividade física é necessário que o aluno obedeça a um progressão natural saindo do estático ao dinâmico, e a chegada do estímulo a essa musculatura mais profunda é sentida rapidamente, principalmente para aqueles que nunca a ativaram. Outro objetivo é a avaliação do movimento do atleta em relação a sua atividade física específica, adquirindo conhecimento de grupos musculares e movimentos a serem trabalhados e aperfeiçoados.



Existem muitos outros objetivos que estão diretamente ligados a intensão do aluno em relação a opção por essa atividade, desde tratamento de lesões até o treinamento de desportos de alto nível, se tornando uma atividade física que serve para qualquer idade e/ou objetivo.


Um fator muito importante ligado diretamente a saúde articular dos alunos, principalmente atletas de alto nível, é a compensação do movimento. Um dos principais fatores de lesões articulares, o desequilíbrio muscular, vêm geralmente de movimentos repetitivos de atividades que exigem tais gestos. O exercício funcional visa também trabalhar o reequilíbrio muscular afim de dar maior estabilidade as articulações como uma forma saudável de prevenir lesões.




Procure um profissional adequado e capacitado para uma boa adequação do planejamento em relação a seus objetivos, o ideal é ser sempre assistido devido a complexidade e exigência dos movimentos.








BONS TREINOS !!!